Dicas para PC  : Montando uma rede Wireless sem um Access Point (AP) no Windows XP Pro

domingo, 7 de março de 2010

Montando uma rede Wireless sem um Access Point (AP) no Windows XP Pro


Definição de wireless

Wireless (wire=fio, less=sem) significa um sistema de antenas interligadas entre si, que transmitem informações via ondas de rádio.

Requisitos

  • Mínimo 02 estações de trabalho (workstations - que podem ser Desktops ou Notebooks)
  • Adaptador USB wireless, placa PCI wireless ou cartão PCMCIA

Montando a rede sem um AP - Passo a Passo

            Neste exemplo, vamos utilizar conexão entre duas estações de trabalho que possuem placas de redes sem fio instaladas utilizando o Windows XP Pro.

Estação de trabalho número 1

1.      Clique em Start / Control Panel (Iniciar / Painel de Controle) do Windows XP Pro, depois dê um duplo clique em Network Connections (Conexões de Rede). Veja imagem abaixo:
2.      Caso o ícone Wireless Network Connection (Conexão de rede sem fio) esteja desabilitado, clique com o botão direito sobre o ícone e depois em Enable (Ativar), o ícone deixará de ficar cinza para ficar azul, como na imagem abaixo:
3.      Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Wireless Network Connection (Conexão de Rede Sem Fio) e no menu que aparecerá, clique em Properties (Propriedades), veja:
4.      Na janela Wireless Network Connection Properties (Propriedades de Conexão da Rede Sem Fio), escolha na lista o item Internet Protocol TCP/IP (Protocolo de Internet TCP/IP). Após isso, clique no botão Properties (Propriedades), conforme imagem abaixo:
5.      Na janela seguinte, vamos definir um IP para a estação de trabalho 1. Para isso marque a opção Use the following IP address (Usar o seguinte endereço IP). No campo IP address (Endereço IP), digite a numeração 10.0.0.1 e em Subnet Mask (Máscara de sub-rede) digite 255.0.0.0, por último clique no botão OK para confirmar a alteração, veja:
6.      Na janela anterior (Wireless Network Connection PropertiesPropriedades de Conexão de Rede Sem Fio), clique na guia Wireless Network (Rede sem fio) e certifique-se de que o item Use Windows to configure my wireless network setting (Usar o Windows para definir as configurações de rede sem fio) esteja habilitado (e caso não esteja, habilite-o). Após isso, clique no botão Advanced (Avançado):
7.      Na janela que aparece, marque o item Computer-to computer (ad hoc) networks only (Apenas redes de computador a computador (ad hoc)) e, desmarque a opção Automatically connect to non-preferred networks (Conectar-se automaticamente a redes não preferenciais). Feito isso, clique no botão Close (Fechar), veja:
8.      Na tela anterior (conforme imagem abaixo), remova todos os itens que aparecem na lista selecionando-os um a um e clicando no botão Remove (Remover), veja:
           
9.      Agora, vamos adicionar uma nova rede (na verdade, “criar” seria o sentido correto desta palavra), para isso, clique no botão Add... (Adicionar...). Será aberto uma nova janela de nome Wireless network properties (Propriedades da rede sem fio). Este passo é o muito importante, por isso preste muita atenção nos itens seguintes (acompanhe os itens abaixo pela imagem que aparece no final destes itens):
- no campo Network name (SSID) (Nome da rede (SSID)), digite um nome para sua rede como por exemplo wlan_teste;
- desmarque a opção The key is provided for me automatically (Chave fornecida automaticamente), veja que os campos Network key (Chave da rede) e Confirm network key (Confirmar chave da rede) ficarão habilitados. Preencha nestes dois campos uma numeração qualquer de 0 a 9 (esta seria a “chave de acesso” para quem quer que queira conectar a nossa rede), neste exemplo vamos digitar 0123456789 para os dois campos;
- certifique-se de que a opção This is a computer-to-computer (ad hoc) network; wireless access points not used (Esta é uma rede de computador a computador (ad hoc); não são usados pontos de acesso sem fio) esteja marcada (mesmo que esta esteja desabilitada);
- veja na imagem abaixo como vai ficar, por último clique no botão OK para confirmar.
10.  Veja que na tela abaixo, uma nova rede de nome wlan_teste irá aparecer na lista:

Obs: neste momento você deve imaginar “não deu certo, existe um X como ícone na frente da conexão de rede wlan_teste”. Explico: não é verdade, aparece um X na conexão de rede wlan_teste, pois não existem computadores conectados a esta rede que acabamos de criar, mas esta rede que foi criada existe. Este ícone com um X permanecerá até que outro computador se conecte a esta rede wlan_teste, portanto, entende-se, o óbvio, que apenas uma estação de trabalho não forma uma “rede”.
11.  Clique no botão OK para confirmar todas as alterações da janela Wireless Network Connection Properties (Propriedades de Conexão de Rede Wireless).

Estação de trabalho número 2

12.  Agora, vamos à segunda estação de trabalho. Execute os passos 1, 2, 3, 4 e 5 na estação de trabalho 2. No passo 5, apenas substitua o número IP de 10.0.0.1 para 10.0.0.2. Continue executando do passo 6, 7 e 8. Não execute o passo 9, 10 e 11 na estação de trabalho 2.
13.  Clique em Start / Control Panel (Iniciar / Painel de Controle) do Windows XP Pro, depois em Network Connections (Conexões de rede). Clique com o botão direito do mouse sobre o Wireless Network Connection (Conexão de rede sem fio).
14.  A seguinte tela irá aparecer, apenas clique em Refresh network list (Atualizar lista de redes), veja:
15.  Em poucos instantes, deve aparecer a rede que criamos na estação de trabaho 1, note que ela não está conectada pois o botão ao lado direto inferior desta janela aparece Connect (Conectar), veja:
16.  Ótimo! Sabemos agora que existe um “AP invisível” de nome wlan_teste disponível para nos conectarmos. Na estação de trabalho 2, vamos nos conectar a este “AP invisível”, para isso, clique no botão Connect (Conectar). Note que vai aparecer uma tela solicitando que você digite a Network key (Chave da rede), como exemplo utilizamos a numeração 0123456789 (lembra-se?), digite esta numeração nos campos Network key (Chave da rede) e Confirm network key (Confirmar chave da rede). Por último, clique no botão Connect (Conectar).
17.  Aguarde alguns instantes, a lista de redes sem fio será atualizada. Note que no item wlan_teste, ao lado superior direito agora há uma estrela e a descrição Connected (Conectado). Isto significa que a rede está conectada e funcionando. As barras em cor verde na vertical significam o nível de sinal, neste caso estamos com um sinal excelente.


Obs: note que na barra de tarefas do Windows (próximo ao relógio), antes o ícone da placa de rede sem fio estava com um X:

... agora o X sumiu:

Se você quiser ver o nível de sinal dentre outras informações sobre esta rede que estamos conectados, clique neste ícone com o botão direito do mouse e após clique na opção Status do menu que apareceu, será aberto a seguinte janela:
 

Explicação

Vou tentar explicar em grosso modo o que fizemos até então: como você deve saber os “cabos azuis” (conhecidos por patch cord ou cabo de rede) formam uma “rede” quando as estações de trabalho estão conectadas a um aparelho chamado hub ou switch. No caso de redes sem fio, não é diferente: existe um aparelho chamado de AP (Access Point ou Ponto de Acesso) que neste caso seria o “hub ou switch” das redes sem fio.
Da mesma forma que podemos fazer a ligação dos cabos entre uma estação de trabalho e outra sem utilizarmos os chamados hubs ou switches, podemos fazer o mesmo tipo de ligação entre as estações de trabalho com placas de rede sem fio. A vantagem da placa de rede sem fio para este caso é que podemos conectar não somente dois computadores entre si, mas vários sem a necessidade de possuirmos várias placas de rede sem fio numa mesma estação de trabalho.
O que fizemos criando wlan_teste foi nada mais que criarmos um “AP invisível” onde todas as estações de trabalho que se conectarem a este, poderão comunicar-se entre si.
Você poderá se perguntar: mas se eu desligar a estação de trabalho 1, onde criamos este wlan_teste, os outros computadores irão se desconectar? Não, pois enquanto houver mais de um computador conectado a este “AP invisível” (mesmo que a estação de trabalho que o criou esteja desligada), este wlan_teste continuará a existir. Este wlan_teste deixará de existir somente quando o último computador da rede for desligado.
Concluindo: fizemos uma conexão de rede usando o método Ad Hoc que é o termo empregado para designar aquele tipo de rede que não possui um nó ou terminal especial para o qual todas as comunicações convergem e que as encaminha para os respectivos destinos.
Resumindo: uma Rede Ad Hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como rotedores, encaminhando de forma comunitária as comunicações advindas de seus terminais vizinhos.

É isso. Espero ter ajudado.
Leve seu notebook para dar uma volta nos cômodos de sua casa e meça o sinal, veja o até onde ele consegue se comunicar.
Divirtam-se!

Nenhum comentário: